“O Grupo Leões de Portugal foi fundado em 17 de Outubro de 1984 por iniciativa de um grupo de sócios do Sporting Clube de Portugal com elevado sentido de solidariedade, que resolveram reunir-se com a intenção de apoiar os sportinguistas, dinamizando atividades para a ocupação dos tempos livres e promovendo ações sociais em benefício dos sócios e dos seus familiares de forma a colmatar ou minimizar alguns dos seus problemas, designando-se assim, Leões de Portugal – Grupo de Solidariedade Sportinguista, sendo a génese da atual Instituição.

Em 1997, o sonho da tão desejada sede e a sua transformação em Instituição Particular de Solidariedade Social foi alcançado. O Grupo constitui-se, então, como Instituição Particular de Solidariedade Social, com a designação de Leões de Portugal – Associação de Solidariedade Sportinguista, IPSS, sendo realizadas as primeiras eleições em 1998.

foto10

 

Com o passar dos anos, os Leões de Portugal, em concomitância com o apoio oferecido pelo Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal, que tem sempre reconhecido o esforço desenvolvido, iniciou um novo ciclo norteado por um objetivo: a criação de um Centro de Dia na sua sede, instalada no Estádio José Alvalade, destinado a sócios do Sporting Clube de Portugal e da própria Associação, tentando, assim, combater a solidão e o isolamento dos sócios mais idosos e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

O objetivo da criação de um Centro de Dia passou então de uma utopia a uma realidade.

De facto, no dia 15 de Novembro de 2004, foi inaugurado o Centro de Dia Leões de Portugal no novo Estádio do Sporting Clube de Portugal, evento que mereceu a presença de diversas personalidades da vida política, social e desportiva.

foto03a foto06a foto07a foto04a foto02a foto01a

No dia 2 de Dezembro de 2004, o Centro de Dia abriu as portas ao público.

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória são ideais do eterno Sporting Clube de Portugal, adotados pelos Leões de Portugal para que possam continuar a sua ambiciosa e ampla missão.”;